Banner-Lyceu

email facebookfaetAnglo

O sucesso dos Jogos

 

Esparta e Atenas empolgam comunidade escolar

 

A competição Esparta e Atenas, promovida pelo Colégio Lyceu, em 2011, demonstra a capacidade de se criar ambientes criativos e divertidos de aprendizagem, o que tem sido um fator motivante para a adoção sistemática desses jogos educacionais.

A possibilidade de uso de jogos para cenários educacionais diversos tem merecido atenção no que se refere a aspectos de representação e adaptação das competições como técnica educacional.

O que se percebe nestes jogos educacionais são os jogos de aprendizagem, que são simulações que levam os aprendizes a praticarem tarefas de alta interatividade, possibilitando-lhes o desenvolvimento de habilidades sem risco e sem custo, através do uso da criatividade e da demonstração dos dons adquiridos ou inatos do aluno, que neste caso, precisa demonstrar publicamente suas habilidades.

Desde o início de setembro que os alunos, funcionários e professores da escola se esforçam para realizarem uma empolgante e saudável competição escolar. E foram vários jogos esportivos, jogados com torcidas organizadas e barulhentas, já que ser de um ou outro time é questão de fé e de muita garra. E todos os estudantes se mostram apaixonados pela sua equipe. E jogam, e participam, e convidam pais e amigos para estarem juntos e até competirem também como veteranos e em jogos entre pais.

Os professores da área de educação física são os mais ativos e participativos, pois são os responsáveis por ajudarem a encontrar a capacidade esportiva de cada aluno e os incentivarem a jogar e se destacar entre seus pares. E isso o Lyceu faz com gosto, pois vem ganhando medalhas e troféus pelo Estado e até pelo país, seja no xadrez, no vôlei ou no handebol.

A final da competição foi no último sábado, dia 16 de setembro, e deu a vitória à equipe Esparta, que neste dia venceu na disputa pela música, pelo teatro e pelo mister (Rafael Santini); já a equipe Atenas venceu na dança, na declamação de poesia e na miss (Isadora Muniz).

O Lyceu sabe da importância dos Jogos Esparta e Atenas para a real inserção do aluno numa sociedade que deve sim ser competitiva, mas dentro dos padrões morais e de crescimento exigidos pelo mundo civilizado. E esta foi a forma vista nestes jogos 2011, duas equipes preparadas, inspiradas e representando o que há de melhor no esforço para a coletividade. Parabéns às equipes, parabéns a todos os participantes, pais, mestres e funcionários. Mais uma vitória de uma escola vitoriosa.