Banner-Lyceu

email facebookfaetAnglo

Vestibular seriado

VESTIBULAR SERIADO?

 

Conhecido como Processo Seletivo Seriado (PSS) ou Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS), é um método de seleção que difere do vestibular tradicional principalmente por ser realizado enquanto o estudante está cursando o ensino médio. Entretanto a avaliação seriada (ou exame seriado) ainda é adotada por poucas universidades.

Para o aluno da primeira série do ensino médio que já está pensando em entrar na faculdade, a avaliação seriada proposta por algumas instituições de ensino pode ser uma opção interessante.

Nesse sistema, o aluno faz as provas no final de cada ano durante as três séries do ensino médio (antigo 2º grau). A quantidade de vagas a serem preenchidas pela avaliação seriada é definida pela universidade.

Outros detalhes, como o tipo de questão da prova, podem variar de instituição para instituição, como no vestibular, porque a lei dá grande autonomia para cada universidade. O estudante terá, em vez de um período curto de provas, o intervalo de um ano entre as avaliações e, portanto, segundo as instituições que usam o método de seleção, mais condições de se preparar para melhorar a nota em caso de ter mau desempenho em uma das provas, evitando o estresse associado ao vestibular.

As provas não são semelhantes às do vestibular tradicional, já que os conteúdos não são cumulativos, ou seja, as questões da primeira etapa são de aulas da primeira série, as do segundo exame exigirá conhecimentos adquiridos na segunda série e a terceira e última etapa abrangerá o programa somente da terceira série mais a prova de redação.

Com as notas das três provas, obtém-se a média final que classificará o candidato.

Aqueles que não cursam o ensino médio, como o estudante já formado ou de supletivo, ou mesmo que está na terceira série, mas não se deu bem nas etapas da primeira e segunda série poderão se inscrever no "vestibular em prestações", mas deverão fazer então as etapas 1, 2 e 3 na mesma época.

Cada instituição propõe um sistema para administrar a avaliação. A Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), de São Paulo, por exemplo, oferece ao candidato a possibilidade de fazer uma prova que substituirá uma das três anteriores.

Outras universidades públicas que adotam esse tipo de sistema são as federais de Lavras e de Uberlândia, em Minas Gerais. Para as universidades que adotam esse sistema acesse a seção com a lista das universidades.

A integração com o ensino médio e a sua valorização são argumentos de quem está usando o método. As universidades que não o usam, no entanto, consideram que ainda é cedo para avaliar os resultados do sistema, que só foi adotado durante cinco anos, incluindo o exame deste ano.

Segue abaixo os links de algumas universidades com vestibular seriado: