Banner-Lyceu

email facebookfaetAnglo

Festa Julina

jl 16De forma cultural e folclórica, os alunos e toda a equipe do Lyceuzinho finalizaram o primeiro semestre de 2015, na última sexta-feira, 03 de julho, com a tradicional Festa Julina.

Com vestes a caráter, as crianças participaram de várias brincadeiras como corrida do saco, corrida da colher, brincadeira do túnel e assistiram a uma quadrilha organizada pelos professores. A comemoração finalizou com a degustação de comidas típicas de Festa Julina: canjica, pipoca, amendoim, biscoitinhos, bolachinhas e outras.

Curiosidade - Como surgiu a Festa Junina?

Segundo dados históricos, a Festa Junina teria se originado na Idade Média, antes de Cristo, ainda no período pré-gregoriano, como uma festa pagã que comemorava as boas colheitas e o solstício de verão do hemisfério norte. Nesta data, por volta de 21 de junho, a astronomia registra o maior dia e menor noite do ano. No entanto, o solstício ocorre duas vezes ao ano, uma em dezembro e outra em junho, sendo que no verão marca o maior dia, e no inverno o oposto.

Assim como ocorre no Colégio Lyceu, é comum a realização de Festas Juninas ou Julinas, em escolas ou empresas, sem qualquer vinculo religioso, apenas pelo entretenimento, valor folclórico e cultural. No entanto, a história registra que, com o crescimento do cristianismo ,a Igreja Católica conseguiu substituir o significado pagão de algumas festas para os moldes religiosos. É o caso do Natal que substituiu a festa do Sol Invencível dos romanos, e da Festa Junina que ganhou novos significados em comemoração aos dias de santos tradicionais da Igreja.

Embora não se saiba ao certo a etimologia do termo Festa Junina, são levantadas duas hipóteses. A primeira se relaciona com João Batista, primo de Jesus, como Festa Joanina, e a segunda ao mês de junho. Atualmente atribui-se o nome Junina às festas que ocorrem no mês de junho e Julina, às de julho.

Texto: Fernando Dias