Banner-Lyceu

email facebookfaetAnglo

Dia Folclórico no Lyceuzinho

capoeira400Em menção ao Dia do Folclore, que é comemorado em 22 de agosto, a unidade de Educação Infantil (Lyceuzinho) do Colégio Lyceu explorou o tema junto aos alunos durante toda a semana. Na oportunidade as crianças conheceram diversas manifestações culturais, no entanto, o maior enfoque foi dado à cultura local.

Para tanto, tomaram conhecimento sobre as lendas regionais, personagens, adivinhas, relatos populares e vibraram ao assistir e participar da roda de capoeira do grupo Capuarc, no dia 27 de agosto. Segundo o contramestre Eurides, há dois anos o grupo tem desenvolvido suas atividades, em parceria com a Prefeitura Municipal de Muzambinho, na Casa da Cultura.

Na ocasião, além do contramestre, a roda de capoeira foi composta pelos graduados Amanda e Natan e por seus alunos: Maria Clara, João Eduardo, Wellington, Mateus, Juliana, Lia Mara, Igor, Túlio Casagrande, Douglas, Camile, João Mateus e David. A performance dos capoeiristas empolgou aos pequenos, e daí não deu outra, foi todo mundo pra roda.

Durante a apresentação, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da capoeira ou capoeiragem que é tida como uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Da mesma forma, conheceram os instrumentos utilizados e cantarolaram as melodias típicas da arte.

Logo após a roda do grupo Capuarc, as turmas prepararam um número de cantigas, no qual soltaram a voz e dançaram as cantigas de roda conhecidas por todos. E foi desta forma, com momentos de coletividade e construção de conhecimentos, que o dia folclórico do Lyceuzinho finalizou.

Ao grupo Capuarc e ao contramestre Eurides, os nossos agradecimentos.