Banner-Lyceu

email facebookfaetAnglo

7º Congresso de Educação da AMOG

?

amogMais de 600 pessoas estavam presentes no Congresso de Educação da AMOG deste ano, realizado Instituto Federal, Muzambinho. Nós do Lyceu, é claro, estávamos lá também. O tema deste ano foi "O Desafio".

A solenidade de abertura contou com a presença da Secretária de Estado de Educação do Governo de Minas Gerais, prof.ª Macaé Evaristo, do Diretor-Geral do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, do Prefeito de Muzambinho (município anfitrião), prof. Ivan Antônio de Freitas, do Presidente da AMOG e Prefeito de Juruaia, Álvaro Mariano Júnior, dos Deputados Estaduais, Emidinho Madeira e Antônio Carlos Arantes, da Coordenadora Pedagógica do Sistema de Ensino SOMOS Educação, Lidiane Kelmer, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Educacional do Campus Muzambinho, prof.ª Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça e da Secretária Municipal de Educação de Arceburgo e representante dos demais secretários, prof.ª Rosa Maria Magalhães Bassani Moraes. Além destas autoridades, a tribuna de honra contou com a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais, assessores e demais autoridades presentes.

Após a solenidade de abertura, a primeira palestra foi feita pelo psicólogo e consultor educacional, Guilherme Davoli, sobre o seguinte tema: "Despertando o aprendiz do amanhã". Na manhã do segundo dia, os congressistas foram divididos em três minicursos que abordaram os seguintes assuntos: "Alfabetizar e letrar na educação infantil? Habilidades necessárias que antecedem o processo de Alfabetização" (com Lidiane Kelmer); "Gestão de Sala de Aula: O Ensino, a Aprendizagem e os Conteúdos" (com Marcio Rogério Martins); "Avaliação - Avaliar para quê?" (com Eliane Avando).

Na tarde de sexta-feira, o espaço do evento ficou reservado para duas palestras sobre "Afetividade e Aprendizagem" e "Inclusão" que foram ministradas por Renata Piassi e Danilo Namo, respectivamente. Ao final, houve ainda sorteio de brindes doados pelos municípios participantes.

Também na noite de abertura, os congressistas puderam prestigiar algumas apresentações musicais do maestro de Arceburgo, Rodrigo Morigi, que também realizou a execução do Hino Nacional. Além do espaço para exposição de alguns livros, durante os dias do Congresso, os participantes também puderam saborear o Café da Escola por meio da Cafeteria-Escola que é promovida pelos estudantes e funcionários do Laboratório de Cafeicultura do Campus Muzambinho.

A diretora Juliana Cristina e as professoras do Lyceuzinho Lislene Souza,Damila Silva, Fabiola Ceravolo, Mayra Christina Lopes Pereira e Ana Flávia Lima de Oliveira estavam lá. Falou que o assunto é educação, inovação e aprimoramento do conhecimento, o Lyceu está!